09 junho 2013

Simbologia - O que significa a Cruz? (†)

A cruz é um dos símbolos mais antigos do mundo, mesmo antes de Jesus Cristo ser pregado. Mas de onde veio, o que significa e quem usa? Veremos um resumo nessa postagem.
É comum que pessoas hoje em dia usem crucifixos, principalmente no Brasil onde o país é praticamente católico, pois, sempre estão presentes em carros no retrovisor, no pescoço de pessoas e principalmente em igrejas e catedrais.
  Em catedrais, como demonstra na imagem a direita, vemos algumas esculturas de gárgulas (que são criaturas parecidas com humanos ou animais inventadas para ornamento na arquitetura gótica principalmente).
Na outra imagem vemos uma catedral novamente e uma cruz no alto.
  A cruz sempre foi um símbolo religioso, pois, antes mesmo de representar o cristianismo, era utilizada por outras religiões pagãs. Quem definitivamente inventou, é difícil de dizer já que era introduzida em religiões pagãs muito antes do cristianismo.









2'
.-

O que significa a cruz?

Assim como sua forma muda, seu significado também muda. para os cristãos a cruz simboliza a crucificação de Jesus e sua paixão pela humanidade.
  Para os romanos era uma terrível, lenta e agonizante forma de matar alguém condenado a pena de morte.
  Para a subcultura gótica, significa dor, sofrimento, tristeza...

Imagens
Mulher usando crucifixo como brinco.
Uma possível forma de
como os romanos crucificavam pessoas














Uma moça gótica usando uma cruz no no pescoço

Outras Curiosidades

Existem diversos tipos de cruzes que variam desde um símbolo de adição (+) até um seja mais semelhante a um X.

Obs.1: A suástica (símbolo do Nazismo) foi baseada em uma cruz de igreja que Hitler avistou uma vez. A imagem não será indexada já que representa o anti-semitismo e violência aos judeus.
Obs.2: No satanismo é utilizado a cruz invertida para simbolizar o contrário do que ela representa para os cristãos. Mesmo sendo algo sem lógica já que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. A imagem não será indexada no blog pelo que ela representa.

© Estilo Jesus - 2011 a 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Clederson Bispo. Tecnologia do Blogger.